“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner

 

A PEDAGOGIA WALDORF

O que é Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf tem como objetivo cultivar as potencialidades individuais de cada ser humano e fornecer às crianças e jovens as bases para o seu desenvolvimento moral e para o exercício da liberdade, apoiando cada uma a atingir o seu melhor resultado. A educação Waldorf realiza uma abordagem humanística baseada na filosofia educacional de Rudolf Steiner: a Antroposofia. Steiner, um filósofo austríaco, foi quem desenvolveu essa metodologia de ensino,  em 1919 na Alemanha. Hoje a Pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como sendo a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais modernos, principalmente nas áreas de grande diversidade cultural.

O processo de aprendizagem é interdisciplinar, integrando elementos práticos artísticos e conceituais, valorizando o papel da imaginação no desenvolvimento do pensamento criativo e analítico. Os conteúdos e atividades são formatados de acordo com as necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento dos alunos e a educação Infantil foca no espaço e tempo para o desenvolvimento de uma infância saudável, sem procedimentos voltados para a alfabetização precoce. Ainda como diferenciais, estão as aulas de Euritmia e de Trabalhos Manuais, Música, Jardinagem e Artes ao longo de todo o currículo, sendo o elemento artístico um veículo didático e não só uma parte da grade curricular. 

O que esperar dessa pedagogia?

• Infância saudável;

• Integração social e cooperação entre escola e família;
• Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem;
• Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória e habilidades em resolução de problemas;
• Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como elementos do processo de aprendizagem;
• Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo;
• Professores duplamente qualificados: além da formação acadêmica tradicional, todos os professores passam por formações específicas em Pedagogia Waldorf.

Por que a Pedagogia Waldorf dá tanta importância ao ritmo na vida da criança?

A Pedagogia Waldorf considera fundamental a alternância sadia e equilibrada entre concentração e expansão, entre atividades práticas e intelectuais, entre o lembrar e o esquecer. Também tenta religar as crianças à percepção e observação dos processos rítmicos intensificando a vivência das estações do ano e das festas nas mais diversas situações.

+ Leia Mais

© 2020 por Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 77 - Boqueirão - Santos/SP - Brasil

Telefones: +55 13 3222-4309 e 13 3040-4852 

Email: secretaria.flauta@gmail.com

  • Facebook - White Circle
federação_das_escolas_waldorf_do_brasil.