ENSINO

Brincar, formar hábitos, movimentar-se.
O mundo é bom.

Na Educação Infantil do Jardim Waldorf Flauta Mágica, a criança tem a possibilidade de desenvolver-se plenamente através do brincar. Brincando, imita o mundo que a cerca, recriando aquilo que capta com os seus sentidos; Exercita a interação social, a imaginação, a criatividade, além de aprender a conhecer-se melhor,desenvolvendo potencialidades corporais como motricidade e equilíbrio.
A sala de aula é um ambiente acolhedor e aconchegante, sem estímulos visuais, proporcionando segurança e conforto às crianças, para que sintam-se em casa. Todo o ambiente é decorado com delicadeza, com brinquedos simples e elementos da natureza, tais como pedras, conchas e sementes.  O dia a dia é dividido com atividades que exercitam os sentidos, a fantasia e a vontade. Essas atividades definem o ritmo, que é vivenciado de forma saudável e natural, contribuindo para a formação integral do aluno.

"Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.”
Rudolf Steiner

Maternal

- Uma turma no período integral

- Duas turmas no período matutino

- Duas turmas no período vespertino

- Crianças de 1 ano e 2 meses a 4 anos aproximadamente

- Máximo de 10 alunos por turma

- Uma pedagoga e uma auxiliar por turma

Nas turmas do Maternal, o fundamento pedagógico é o respeito ao processo fisiológico da criança e o contato humano, considerando que a criança de até três anos de idade tem um ritmo mais fluido e o brincar dentro e fora da classe não é tão diferenciado. Não existem atividades dirigidas, sendo que o enfoque maior e mais importante a ser dado está na satisfação das necessidades básicas da criança, na necessidade do movimento e nos cuidados que ela demanda.

As professoras procuram tratar cada criança individualmente, com calma, em todas as atividades rotineiras. Para fortalecer seu vínculo afetivo com o aluno, são elas que fazem todos os cuidados básicos importantes, como troca de fraldas, de roupas, banhos, lavagens de mãos, lanche, colocar e tirar sapatos. Nos cuidados cotidianos é que a criança tem a possibilidade de perceber o amor e a atenção que lhe são dedicados, sentimentos fundamentais para que se sinta feliz no mundo em que ingressou. 

Grade Curricular

- Roda de Entrada (integrada)

- Brincar Livre (Brincar Dentro e Brincar Fora)

- Atividades Semanais: Desenho Livre, Panificação, Modelagem de Massinha, Cultivo da Horta, Música, Deditos ou Contos Rítmicos.

Jardim

- Uma turma no período integral

- Uma turma no período matutino 

- Duas turmas no período vespertino

- Crianças de 4 a 6 anos aproximadamente

- Máximo de 12 alunos por classe

- Uma pedagoga por turma

Nas turmas do Jardim o foco pedagógico é fazer nascer na criança pequena uma extraordinária segurança e confiança no mundo dos adultos, e no mundo em geral. Ela deve sentir e vivenciar como o mundo é bom, levando este “presente” ao longo de sua vida. O projeto educacional atende às necessidades fundamentais da criança pequena, oferecendo uma proposta contemporânea de ensino, sem abrir mão do humanismo e da visão holística, que tem como meta o atendimento integral da criança, preparando-a para a vida, mas não se esquecendo de que é no presente que ele vive.

As professoras são figuras fundamentais nesse processo, uma vez que trabalham com a criança pequena os pré-requisitos que a capacitam a adquirir esses conhecimentos. Elas elaboram seu projeto de trabalho para atingir objetivos essenciais ao desenvolvimento global da criança, adequando o brincar às etapas pertinentes ao desenvolvimento motor, da linguagem e do pensar.

Grade Curricular

- Roda de Entrada (integrada)

- Brincar Livre (Brincar Dentro e Brincar Fora)

- Atividades Semanais: Desenho Livre, Panificação, Cultivo da Horta, Música, Euritima, Trabalhos Manuais, Pintura em Aquarela, Modelagem em Cera de Abelha, Conto.

Alimentação

Toda alimentação servida para as crianças é natural, saudável e caseira, preparada na Escola.

Nos lanches, são servidos pães e bolos integrais, chás, sucos naturais, água e frutas da época.

Nas refeições, o cardápio conta com verduras, legumes, arroz integral, grãos e uma proteina, além de sopa.

Tudo é balanceado, nutritivo e delicioso, respeitando o cardápio programado pela nossa nutricionista. 

Contamos também com opções vegetarianas e veganas, e também atendemos o cardápio específico de crianças que tenham restrições alimentares.

© 2020 por Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 77 - Boqueirão - Santos/SP - Brasil

Telefones: +55 13 3222-4309 e 13 3040-4852 

Email: secretaria.flauta@gmail.com

  • Facebook - White Circle
federação_das_escolas_waldorf_do_brasil.