Participação dos Pais

Nas escolas Waldorf, o envolvimento da família é fundamental para que a proposta pedagógica cumpra seu objetivo. Esse envolvimento pode se dar em muitos aspectos: desde, por exemplo, o comprometimento com a manutenção de um ritmo de vida saudável para as crianças até a participação em alguma comissão de trabalho da escola, que são grupos formados por pais, professores e funcionários para colaborar na gestão escolar.

Mesmo quando não atuam diretamente em algum grupo de trabalho, os pais têm a oportunidade de participar efetivamente de várias atividades, inteirando-se e integrando-se à ação sócio-pedagógica da escola. Há os grupos de estudo, as várias palestras ao longo do ano, as festas, os mutirões de trabalhos manuais para os bazares e os encontros de classe. 
 
A escola muitas vezes torna-se uma extensão da casa e a comunidade escolar, uma segunda e grande família. Mesmo não sendo obrigatório, aproveitar todas essas vivências pode ser muito enriquecedor e um caminho de transformação para todos.

Na Flauta Mágica, todas as reuniões de pais e mestres são feitas à noite, para atender a disponibilidade daqueles que trabalham. Além destas, existem duas reuniões individualizadas que as professoras fazem com os pais, para abordar assuntos pertinentes à cada criança em particular.

Estrutura Organizacional e Gestão

Seguindo os preceitos da pedagogia Waldorf, a Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica não tem fins lucrativos. Em seu contrato social, ela está listada como uma instituição jurídica, e são as diretoras da Escola que atuam como interface jurídico-institucional da instituição com a sociedade. Ou seja, são elas as empregadoras dos professores e funcionários, responsáveis pelas regras normativas da instituição, pelo aluguel do imóvel onde a escola funciona, bem como de tudo o que é utilizado dentro dele.

Toda gestão é compartilhada entre a direção com o corpo docente, somado aos pais de alunos, que atuam através das comissões.

Em meados de 2015 a Escola teve que passar por uma profunda mudança na sua estrutura organizacional e, desde então, a gestão participativa da Escola vem sendo reconstruída aos poucos, de forma aprimorada e aprofundada no que diz respeito à gestão de recursos, definição de processos e harmonização constante das relações.

GESTÃO

© 2020 por Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 77 - Boqueirão - Santos/SP - Brasil

Telefones: +55 13 3222-4309 e 13 3040-4852 

Email: secretaria.flauta@gmail.com

  • Facebook - White Circle
federação_das_escolas_waldorf_do_brasil.