Vivências em Épocas

Você sabia que em todas as Escolas Waldorf as atividades propostas sempre são regidas por um ritmo? Para a Pedagogia Waldorf, ritmo é algo fundamental, pois conduz a criança através das suas rotinas com segurança e confiança.

Nas Escolas Waldorf, existem os ritmos do dia (dentro-sala/fora-patio), o ritmo da semana (cada dia da semana acompanha a sua atividade), o ritmo mensal (onde num período aproximado de 4 semanas, são vivenciados diferentes temas ou épocas) e, por fim, o ritmo anual (que são as estações do ano e as festas do calendário cristão).

Desta forma, o ritmo diário é permeado pelo ambiente, elementos e músicas de cada uma destas Épocas e festas, trazendo para a criança uma vivência cultural e temporal através das imagens destes períodos.

Na Flauta Mágica, até o dia 3 de março as crianças estão dentro da Época de Verão (depois, dia 6 de março, entramos na Época de Páscoa). E, como estamos no litoral, a proposta pedagógica é que a temática remeta à essa característica da nossa cidade, por isso, muitas músicas e atividades trazem a referência do mar e da praia. As crianças adoram!

#festividades #épocas #verão

Posts Em Destaque
Posts Recentes