Época de Páscoa

Na segunda-feira, dia 6, iniciamos a Época de Páscoa no Jardim Flauta Mágica, adotando com as crianças um novo ritmo. Na pedagogia Waldorf, a celebração das épocas do ano, bem como as épocas cristãs anuais, são formas de trazer um ritmo natural ao cotidiano das crianças, proporcionando uma vivência profunda e saudável da vida.

Nos Jardins Waldorf, depois da primeira época do ano, o verão, as crianças começam a se preparar para vivenciar intensamente a primeira das quatro festas anuais, a páscoa, uma festa cheia de imagens marcantes sobre a vida, a morte e a ressurreição/renascimento. Elas cantam lindas músicas; ouvem atentamente histórias sobre a lagarta e a borboleta; pintam ovos com muitas cores; preparam a sala com a professora.

A lagarta, o casulo e a borboleta são as primeiras imagens que se vinculam à festa pois simboliza o percurso da evolução e da vida. A lagarta é um ser que se arrasta pelo solo, pesado, lento; quando já se alimentou o suficiente, fecha-se no casulo onde morre para renascer como uma linda, leve e clara borboleta.

Depois, o coelho e os ovos também possuem um significado especial nas comemorações pascais, representando a vida interior, ainda em estado germinal, que se desenvolve rompe uma casca dura e em seguida desabrocha em sua plenitude. O coelho, por sua vez, representa um animal puro, que não agride, por isso, ele é digno de carregar e trazer os ovos da Páscoa.

Feltragem para enfeite de porta feita pelas Professoras Ana e Thaiany

#festividades #épocas #páscoa

Posts Em Destaque
Posts Recentes