Campanha Waldorf 100 – Aprendendo para mudar o mundo

Milhares de escolas Waldorf pelo mundo estão se unindo em uma enorme comunidade para participar das iniciativas de celebração do centenário da pedagogia waldorf, que será feita no Festival Internacional Waldorf-100, em 19 de setembro de 2019, em diversos lugares, simultaneamente.

 

A organização do evento, que tem sede na Bélgica, divulgou no dia 13 de março o vídeo de lançamento da campanha pelo centenário e os projetos que prometem integrar as escolas durante a preparação para o Festival. 

 

Em menos de um mês o vídeo de lançamento já alcançou quase 50 mil visualizações, o que evidencia o quanto a pedagogia waldorf gera interesse em nossa sociedade. Além disso, são seis projetos abertos para participação das escolas e alunos waldorf. A Flauta Mágica fez a inscrição em dois deles e, também, no mapa de localização waldorf-mundi.

 

 

Assista ao vídeo!
Hoje, o vídeo de lançamento está disponível em três versões de idiomas: inglês, espanhol e alemão. A organização ainda está trabalhando para divulgar em outras línguas, incluindo o português. O incrível da produção é que mostra depoimentos de pessoas das mais diversas, mas com uma única linha de raciocínio sobre a educação de crianças e de jovens. Pessoas de países diferentes, culturas diferentes, realidades diferentes, oportunidades e histórias de vidas diferentes, todas que parecem completar uma frase da outra, sempre com a mesma opinião: que a pedagogia Waldorf é uma excelente ferramenta para mudar o mundo, porque é transformadora, atual e oferece em sua grade de aprendizado o maior referencial humano de amor e respeito.

 

 

 

 

Confira alguns trechos do vídeo que transcrevemos livremente abaixo:

 


Os jovens de hoje estão frente à uma nova fronteira, imersos em um mundo de tecnologia, que faz parte da sua realidade e da realidade de todos. As crianças mudaram. O meio ambiente mudou. O mundo mudou. A tecnologia mudou. Tudo mudou. 

 

O sentimento que temos pelo que acontece no mundo hoje é que ele está virado e que, de alguma forma, as crianças, a infância, não conseguirá sobreviver. Atualmente, a infância tem demandado muito porque são muitas as influências e, assim, o grande desafio é em como tornar as crianças em adultos saudáveis?

 

Vivendo com as tensões e estresse, nós testemunhamos no mundo contemporâneo, na Europa ou em outros lugares, que as pessoas precisam ter autoconfiança, habilidade para mudar, flexibilidade de aprender algo novo.

 

Muitas pessoas estão começando a despertar para a realidade, que o tipo de educação que as crianças estão tendo não lhes dão as ferramentas necessárias para habilita-las a se sentirem confortáveis na vida. O aumento desse sentimento é que está levando cada vez mais pais a buscarem alternativas para a educação, e a Educação Waldorf acaba se tornando uma alternativa muito interessante.

 

Se as crianças e os jovens tiverem a consciência de que a conexão que temos um com os outros é o que define quem somos, é onde nos encontramos verdadeiramente, então este mundo vai ficar bem.

 

Educar crianças para a justiça, a paz e a irmandade é mais importante do que qualquer outra coisa. E quando se olha para as crianças que experimentam a pedagogia waldorf, se vê que elas são mais cuidadosas umas com as outras, que elas estão satisfeitas consigo mesmas, tem muita imaginação, habilidade de criar coisas novas. E, quando se encontram em uma situação onde é necessário compartilhar, elas o fazem com muita facilidade. E, então, isso acaba sendo a grande beleza de uma educação Waldorf. 


A educação Waldorf tem uma certa estrutura que é seguida, mas também é uma pedagogia que está preparada para os desafios do futuro. E como reconhecer isso? Em uma sociedade humana cada vez mais complexa, mesmo com a Educação Waldorf tendo quase 100 anos, o impulso global de seus métodos valorizam a mudança, a adaptação e as necessidades de criação, sem perder o foco no maior aprendizado: Oferecer e capacitar seus alunos a dar atenção uns aos outros, que é o grande potencial do futuro. Dar atenção, ouvidos, pode ser algo muito simples, mas é grandioso para se estabelecer um mundo melhor, porque quando se dá atenção, se dá amor.
 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Waldorf, um relato de ex-alunos

30/03/2017

1/8
Please reload

Posts Recentes

15 Apr 2019

7 Apr 2019

28 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2020 por Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 77 - Boqueirão - Santos/SP - Brasil

Telefones: +55 13 3222-4309 e 13 3040-4852 

Email: secretaria.flauta@gmail.com

  • Facebook - White Circle
federação_das_escolas_waldorf_do_brasil.