A páscoa que toda criança merece

Faz parte da função dos adultos criar um ambiente lúdico durante as celebrações para envolverem as crianças nos valores e significados de cada data. A páscoa, época tão rica de ensinamentos humanos, merece especial atenção. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você fazer uma vivência de páscoa inesquecível na sua casa, junto de seus filhos.

 

 

Entenda o que é essa Época

A páscoa é uma festa cristã, que marca a época da paixão, morte e ressurreição de Jesus e, por ser um período tão marcante para a humanidade, faz parte do calendário de vivências da pedagogia Waldorf.

 

A palavra páscoa tem origem no hebraico "pessach" que significa passagem e, historicamente, é relacionada com a vitória de Moisés na libertação dos escravos do faraó, marcando a vitória da vida sobre a morte.

 

Com a devida preparação do ambiente, observação da natureza e dos símbolos presentes no cotidiano, a época de páscoa ocupa um lugar central no ritmo humano, convidando para o recolhimento, reflexão e limpeza espiritual. Por essa razão é que o consumismo não deve fazer parte da celebração, para que se possa gerar em cada ser uma oportunidade de meditação, libertação e perspectiva para um novo florescer, de acordo com os verdadeiros valores da páscoa. No fim, é um grande exercício de consciência que pode - e precisa - ser trabalhado desde pequeno, com todas as crianças.

 

A simbologia adotada em escolas Waldorf para a vivência da época de páscoa está nas figuras da borboleta e da lebre. A borboleta, com a sua história da metamorfose, ensina as crianças sobre a morte do corpo, sua transformação e o renascer. Já a lebre, simboliza a pureza e leveza, que traz os ovos, que por sua vez significam uma nova vida em estado germinal, que rompe uma casca dura para desabrochar com plenitude.

 

 

Hora do Conto
Contar uma história enriquece o imaginário infantil e é uma das atividades mais  indicadas para o preparo da páscoa em casa. Lembrem-se de fazer a hora do conto com um certo cuidado com o ambiente, envolvendo a criança na magia desse momento, pois faz muita diferença para que ela entre na sintonia da história e capte melhor a mensagem a ser passada.

Compartilhamos abaixo, dois belos contos para essa época de páscoa: 

 

Os três irmãos

Três irmãos, já crescidos, disputavam a mão de uma princesa. Mas o rei exigiu que só se casaria com ela aquele que lhe trouxesse um ramo de folhas de ouro que havia bem no meio da floresta.
Partiram então os três, cada um por um caminho.
O mais velho chegou a uma pedra onde estava um anãozinho. Este cumprimentou-o e lhe pediu de comer. O irmão mais velho, porém, respondeu que tinha um longo caminho pela frente e que não podia repartir com ele seu lanche. E foi seguindo até que encontrou uma borboleta muito grande e logo teve vontade de pegá-la. Mas a borboleta foi voando, voando e assim atraiu-o a uma clareira onde havia tantas borboletas esvoaçando que o deixaram completamente estonteado. Começou, então a persegui-las com raiva, até que chegou a um lugar cheio de lindas folhagens. Contudo, ali habitavam lagartas negras, e só o que elas faziam era queimar quem se aproximasse. E o irmão mais velho perdeu-se na floresta.
Com o irmão do meio, aconteceu a mesma coisa.
O mais moço, porém, dividiu seu lanche com o anãozinho. Este, então, disse-lhe que encontraria uma linda borboleta mas que não devia segui-la. "Logo acharás uma outra, e essa é que vai levá-lo a um lugar onde habitam muitas borboletas" - disse o anãozinho. "E é lá que vive um coelho encantado".  
O irmão mais moço seguiu em tudo o conselho do anão. Não seguiu a primeira borboleta, mas sim a segunda, encontrou a terra das borboletas e o coelho encantado. Este levou-o a um jardim oculto onde, entre as folhagens raras, ele achou o ramo das folhas de ouro. O coelho deu-lhe o ramo de presente, e o moço levou-o ao rei e se casou com a princesa.

 

xx

 

A borboleta

Era uma vez uma lagartinha

Que encontrou quatro folhinhas

Uma ela mastigou

a outra ela engoliu

a outra ela triturou

e a outra ela devorou

 

Veio um raio de Sol e a enrolou

Veio a chuva

Veio o vento

 

Veio outro raio de Sol e a acordou

Epa, duas anteninhas!

Epa, duas asinhas!

E numa linda borboleta a lagartinha se transformou.

E voou, voou, voou

 

 

 

Caçada aos ovos

No domingo de páscoa, acorde cedo, antes da criança despertar, e arrume a mesa do café da manhã com uma linda flor. Preencha o ambiente com "pegadas da lebre" (dá pra fazer com farinha de trigo e água). Faça diversas trilhas, onde cada uma terá os ovos coloridos para serem descobertos. Se na sua família existe a tradição de se presentarem com chocolates ou outras coisas, inclua nessa brincadeira as prendas e divirtam-se. 

 

 

Decoração de Páscoa

Quem disse que só o Natal pede uma árvore ou uma guirlanda? Na Páscoa a ideia é enfeitar uma árvore de galhos secos ou montar uma linda guirlanda com ovos pintados, casulos de lagartas, cenouras e demais objetos que nos remetem a essa época. Confeccionar pequenos casulos de feltro ou papel e pendurá-los também deixa as crianças encantadas com a expectativa de que algo rígido e preso irá morrer, para transformar-se em uma livre e colorida borboleta. A ideia é deixar os casulos pendurados nas semanas que antecedem a Páscoa e na manhã de domingo, substituir as lagartas por borboletas de feltro ou papel.

 

 

Cantando e dançando

Aproveite a disposição e a energia da criança ao movimento e divirtam-se com lindas músicas. Abaixo compartilhamos a letra de uma música que faz o maior sucesso com os pequeninos:

 

Eu sou um coelhinho 

Que vive a pular

Pra lá, pra cá

Orelhas pro ar

 

Eu sou um coelhinho

Que vive a brincar

Pra lá, pra cá

Pezinhos pro ar

 

Eu sou um coelhinho

Que vive a saltar

Pra lá, pra cá

Rabinho pro ar

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Waldorf, um relato de ex-alunos

30/03/2017

1/8
Please reload

Posts Recentes

15 Apr 2019

7 Apr 2019

28 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2020 por Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 77 - Boqueirão - Santos/SP - Brasil

Telefones: +55 13 3222-4309 e 13 3040-4852 

Email: secretaria.flauta@gmail.com

  • Facebook - White Circle
federação_das_escolas_waldorf_do_brasil.