Época da Lanterna
No último dia 16 de maio começamos uma época mágica e cheia de luz em nossa Escola: a Época da Lanterna! As crianças já estão sentindo o envolvimento das músicas novas e de todo o ambiente preparado pelas professoras, que trazem a gentileza e a sabedoria necessária aos simbolismos propostos desse período, que é o de preparo ao recolhimento da natureza com a espera do inverno.
É nessa época que as crianças são chamadas à aprendizagem de perceber a luz interior de cada um e delas mesmas. Um período de celebração da união e do despertar espiritual.

É também uma data importante no calendário de festividades das Escolas Waldorf, pois conta com a apresentação teatral "A Menina da Lanterna" que, no Jardim Flauta Mágica, é encenada pelos pais, para o contentamento e encanto das crianças.
Nessa apresentação, as imagens evidenciam o caminho individual do homem em busca de sua luz interior e a coragem necessária para seguir essa trilha. Os personagens revelam as características dos seres humanos que devem ser dominadas, transformadas e renovadas. Durante a apresentação, as lanternas passeiam acessas pelas áreas abertas da escola simbolizando a luz interior: o fogo divino e transformador que todo o ser humano tem dentro de si. No passeio, as crianças junto com seus pais cantam levando em suas mãos a lanterna colorida, e através dessa luz e da música afastam o frio e a escuridão. A festa se encerra com uma grande roda.
Com muito entusiasmo, existe também como parte da programação dessa época, a alegria da confecção das lanternas, que é feita em conjunto pelos pais, mestres e crianças.
A Época da Lanterna se encerra dia 10 de junho, com a festa da apresentação teatral.
Confira a letra de uma música deste período:
Eu vou com a minha lanterna E a minha lanterna comigo No céu brilham estrelas Na terra brilhamos nós A luz se apagou Pra casa eu vou Com a minha lanterna na mão.
Minha luz vou levando Sempre dela cuidando Se alguém precisar Dela posso lhe dar.