Dia dos Pais, Dia das Mães e o Dia da Família

 

Quando falamos em datas festivas no ambiente escolar, principalmente num jardim de infância, temos que pensar, fundamentalmente, na forma como as crianças se envolvem com cada festividade. Como ela se insere na ambientação, na comemoração e qual a relevância pedagógica de cada data.

 

Este ano, o Jardim Waldorf Flauta Mágica retirou de seu calendário o Dia das Mãe e o Dia dos Pais, instituindo o Dia da Família em substituição. A decisão foi tomada após longa deliberação do conselho pedagógico da escola. Durante todo o ano passado as professoras conversaram muito sobre a necessidade de alterar as festividades, visto todo o contexto que as envolviam.

 

"Nosso foco foi pensar nas questões emocionais das crianças, nos fundamentos da antroposofia e não em uma pauta ideológica. O que nos preocupava era que as datas comemorativas aos pais sempre provocavam algum tipo de expectativa e apreensão, já que muitas crianças sofrem quando um de seus responsáveis afetivos não está presente", explica Sueli, diretora pedagógica da Escola. "Outro ponto foi priorizar o desenvolvimento saudável da criança, que passa por um turbilhão de sentimentos nas relações familiares", conclui.

 

Por que Dia da Família?

 

O termo que caiu na boca do povo como referência à diversidade das famílias contemporâneas, e que está em pauta em todas os círculos escolares desde 2011, esconde uma realidade muito mais complexa que a defesa das composições familiares da sociedade moderna.

 

Trabalhar com crianças e adolescentes a importância de seus pais e de suas famílias, bem como fazê-los participar e incluí-los na rotina escolar de seus filhos, é estabelecer e promover um tipo de relacionamento muito mais amplo e vivo do que uma simplória simbologia comercial de homenagens.

 

Além disso, a questão de assegurar às crianças e adolescentes um ambiente seguro na escola, sem constrangimentos por diferenças estruturais de suas realidades, é primordial.

 

Instituir o Dia da Família nas escolas é a oportunidade de trazer para todas as crianças e jovens a possibilidade de se construir símbolos mais saudáveis dentro de suas experiências sociais e escolares.

 

 

O que a Pedagogia Waldorf diz sobre isso?

 

É importante saber que em todas escolas Waldorf o calendário de atividades exclui, por princípio antroposófico, todas as datas mais comerciais. Algumas, no entanto, como o Dia das Mães e Dia dos Pais, ainda estavam presentes em algumas escolas, apenas por força do hábito de socialização que essas datas representam para as famílias dos alunos em nossa cultura.

 

Mas, na pedagogia Waldorf em si, não se institui no imaginário infantil um dia específico para homenagear mamães e papais, pois os mesmos estão, desde sempre, inseridos no dia a dia das crianças de forma participativa. 

 

Enquanto em muitas instituições o dia dos pais e o dia das das mães são as principais datas para trazer a família para a escola, nas escolas Waldorf, as famílias sempre estão inseridas na rotina dos alunos. 


 

 

A família Flauta Mágica entendeu a mudança?

 

O que é válido para o desenvolvimento da criança são as imagens que podemos trabalhar com elas! Foi assim que o Dia da Família foi apresentado na primeira reunião de pais e mestres deste ano a toda comunidade escolar da Flauta Mágica.

 

Os pais e professoras conversaram sobre a mudança do calendário de eventos e sobre os motivos da mudança, que não foi algo imposto, mas um ajuste necessário, pensando em alinhar a rotina pedagógica com os princípios da antroposofia.


"Muita gente associa a retirada do Dia das Mães e Dia dos Pais do calendário escolar como consequência da diversidade das famílias, uma bandeira contemporânea que muitos levantam para justificar essa mudança. Mas a alteração vem por uma razão muito mais profunda", explica Sueli. "Nenhuma criança pode ser submetida a nenhum constrangimento ou se sentir inferiorizada, é seu direito ter segurança emocional", enfatiza.

 

"Por tudo isso não tivemos muitos questionamentos sobre a retirada do Dia das Mães e dos Pais do nosso calendário", conclui a diretora.

 

 

Como será o Dia da Família na Flauta?

 

A comemoração será no dia 25 de agosto com uma programação voltada para a contemplação dos vínculos afetivos das crianças e seus familiares. Serão realizadas rodas rítmicas, brincadeiras e atividades lúdicas. 

 


 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ser Waldorf, um relato de ex-alunos

30/03/2017

1/8
Please reload

Posts Recentes

15 Apr 2019

7 Apr 2019

28 Aug 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2020 por Escola de Educação Infantil Jardim Waldorf Flauta Mágica

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 77 - Boqueirão - Santos/SP - Brasil

Telefones: +55 13 3222-4309 e 13 3040-4852 

Email: secretaria.flauta@gmail.com

  • Facebook - White Circle
federação_das_escolas_waldorf_do_brasil.