E viva São João!
Foi um dia especial que começou bem cedinho e transbordou o coração de todos com muita alegria, amor e harmonia. A Festa Junina do Flauta celebrou o dia de São João fazendo bonito, num evento familiar, aconchegante e muito, muito divertido.

A participação especial e sempre presente dos pais
Já de manhã a comunidade escolar se reuniu no salão para arrumar e decorar tudo. Foram muitas mãos e corações unidos para fazer a festa ficar linda! Uma beleza de parceria! As barracas de brincadeiras foram um show de criatividade dos pais, que se divertiram montando e decorando todas as sete opções de entretenimento da festa. Tinha Tomba Latas, Pescaria pequena, Pescaria grande, Argolas, Boca do Palhaço, Burro e Ninho. Veja abaixo como ficaram lindas!
Que arraiá bom demais sô!
Com muita música típica da época junina já no ar, a festa começou de verdade com a chegada das nossas famílias e com o encantamento das nossas crianças, que se fez presente nos olhinhos brilhando de cada uma delas ao ver as cores das bandeirinhas, a decoração, vestidos e trajes e, claro, seus amiguinhos. Foi muito bonito.
Doces, salgados, água, suco, churrasquinho, caldo verde, milho, mexicano, quentão e até vinho quente! Eram muitas opções para todos se sentirem à vontade e curtirem bastante.
A farra também foi do lado de fora, onde muitas crianças fizeram a festa correndo pelo pátio e brincando com seus amigos ao ar livre. Muito movimento e muita ação! Isso é infância saudável e feliz.
E não teve apresentação!
Calma, não se assuste! Foi só para chamar sua atenção para um grande diferencial das festividades da nossa escola. É que muita gente se pergunta: Por que não tem apresentação das crianças por classe, como é costume ver em todas as escolas nesse tipo de evento?
É que nos jardins Waldorf a prioridade é respeitar o tempo de desenvolvimento da criança, preservando assim sua individualidade natural, que ainda está em processo de criação. Dessa forma, não tem como colocá-las em um palco para apresentação de qualquer tipo, elas são muito novinhas ainda para compreenderem essa prática, seja social ou artística. Sem provocar a exposição de suas características, a criança sente-se mais segura para entender o seu mundo e quem ela é dentro dele.
Por isso não existe a apresentação tradicional. Preservando o bem-estar das crianças que ainda estão na primeira infância, a escola prepara uma singela roda rítmica, onde os pequenos se divertem em seu grupo já conhecido de amigos, numa rotina familiar e saudável, dentro de uma percepção de total segurança do meio. É algo que elas já conhecem, estão acostumadas - pois fazem o mesmo dentro da escola - e, claro, sentem-se bem.
Na nossa festa junina deste ano, a roda rítmica teve a benção de São Pedro, que deixou o final da tarde fresquinho e na medida. Sem chuva! Então as professoras aproveitaram o espaçoso pátio e fizeram uma grande roda com todos os alunos. Os pais e familiares puderam ouvir as músicas típicas e verem a alegria de seus pequenos em atividade. Não faltaram sorrisos. E nem flashes. Foi até difícil tirar uma foto "oficial". Confira algumas imagens abaixo.
Quer saber mais sobre a Época de São João? Clique aqui